terça-feira, 24 de abril de 2012

SAIBA MAIS SOBRE O "ENSINA!"


SAIBA MAIS SOBRE O "ENSINA!"


Você ainda não entendeu direito o que é o "Ensina!"?
Pedimos à Carolina Moraes da equipe do "Ensina!" para explicar sobre este programa e como ele vem sendo desenvolvido em nossa escola.
Segue, na íntegra, o artigo que a Carol nos enviou:



"O Ensina! é uma organização social que trabalha para que todas as crianças, não importa sua origem, tenham acesso a uma educação excelente e mais oportunidades na vida. Para isso, o programa recruta e seleciona profissionais de diferentes áreas para atuar como agentes de educação durante dois anos, pois o Ensina! acredita que a mobilização de toda a sociedade é fundamental para que a educação pública seja prioridade e um valor social do nosso país.

          O Ensina! iniciou seu trabalho no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2010, começando a atuar nas escolas públicas do município, em 2011. Como funciona? O programa apresenta sua proposta para as escolas e a equipe gestora tem a liberdade de aceitar ou não a entrada do Ensina!. Felizmente, a E. M. Rostham Pedro de Farias aceitou o programa! =)
         
A Rostham recebeu o Ensina! e os ensinas de braços abertos. Opa! Quem são esses ensinas? Os ensinas são os profissionais das mais diferentes áreas que toparam o desafio de vivenciar a realidade da educação pública do município do Rio, dando aulas de português, matemática e ciências, durante os dois anos do programa. Temos desde engenheiros, advogados, cientistas sociais até psicólogos, pedagogos e jornalistas.

O Ensina!, especificamente no Rio de Janeiro,  atua no contraturno das escolas reforçando o conteúdo dado nas disciplinas de português, matemática e ciências. Ah! Não confunda com uma explicadora. A proposta do Ensina! não é revisar o conteúdo ou ajudar o aluno a fazer seus exercícios de casa. A ideia é passar o conteúdo de uma forma bem atrativa, usando jogos, brincadeiras e trabalhando diferentes pontos de vista daquele mesmo assunto.
Além disso, o programa tem uma ferramenta que é fundamental para a realização de um bom trabalho: a gestão de sala de aula ou o manejo de classe e investimento no aluno, onde são combinadas regras, consequências e reconhecimentos e é feito um trabalho com um olhar mais individual e focado nas questões específicas de cada indivíduo e do grupo.

Em 2011, o Ensina! iniciou seu trabalho na Rostham dando aulas de português, ciências e matemática e em 2012 está focado nas disciplinas de português e matemática, que os alunos têm mais dificuldades de compreensão de conteúdo. O foco do programa, além do desenvolvimento global do aluno, é o acompanhamento do desempenho acadêmico de cada um deles, fazendo com que o aprendizado se reflita no aumento de notas e mudança de atitude dentro e fora da sala de aula.

Os ensinas que trabalham na Rostham desde 2011 são a Carolina Moraes, psicóloga que dá aulas de português e o Rodrigo Duarte, cientista social que dá aulas de matemática. Ambos estão animados com esse segundo momento do programa na escola e se planejaram com estratégias para aproximar os pais e influenciadores do dia a dia do seu filho na escola e a aprendizagem global e o desempenho acadêmico.

A animação continua e eles esperam que esse seja um ano de trabalho e muito sucesso!




Entrando com tudo em 2012

No segundo ano de atuação do programa, o Ensina! trabalha muito focado no investimento da rede de influenciadores que cerca o aluno.


          Sabendo disso, os ensinas, Carolina e Rodrigo montaram uma estratégia inicial de investimento nos pais. Eles defendem a ideia de que a aproximação dos pais e/ou responsáveis na vida escolar das crianças interfere direta e positivamente no desempenho acadêmico dos alunos e numa mudança de atitude dentro e fora de sala de aula.




          Por isso, montaram uma força-tarefa em parceria com a Aline, representante do Bairro Educador, um dia bem participativo do Higor, estagiário de ciências e sempre com o apoio e participação direta da equipe gestora, Cristina e Gerson.

          Nos dias 06 e 07 do mês de março saíram pelo bairro de Cavalcanti batendo de porta em porta e conhecendo os pais, irmãos, avós e demais familiares de diferentes alunos. O que eles queriam com isso? A ideia era apresentar o programa e convidar os familiares para uma reunião no sábado seguinte na escola.


         


          As visitas aconteciam num clima de muita diversão, embora a equipe terminasse exausta e pedindo um sacolé. No caminho, eles encontravam muitos ex-alunos, que os ajudavam a encontrar as casas dos futuros alunos do Ensina 2012. O mais interessante era que muitos alunos cobravam a visita em suas casas e perguntavam se encontraram seus pais, dando dicas do melhor horário para encontrá-los.

          No sábado, 17 de março, aconteceu o primeiro encontro do Ensina! com os responsáveis. No dia foram realizadas algumas dinâmicas e a apresentação da missão, visão e estratégias do programa para o ano de 2012. Nesse dia tiveram presentes também a Gestora de Núcleo do Bairro Educador, Ana Cristina Souza, além das tutoras do Ensina!, Marilúcia Marques e Clara Machline.

A equipe ficou positivamente surpresa com a adesão e participação dos responsáveis, que se mostraram satisfeitos com a atuação do programa na escola e se comprometeram em ser coresponsáveis no processo de aprendizagem de seus filhos."


FÓSSEIS DA BACIA DO ARARIPE

FÓSSEIS DA BACIA DO ARARIPE






Nossa escola acaba de receber do Museu de Ciências da Terra, através de termo de cessão, um kit de Fósseis da Bacia do Araripe. O kit é composto de 4 fósseis de peixes com um folder explicativo do projeto Coleções Didáticas e as instruções de manuseio.
A orientação é que o material seja utilizado por professores como instrumento de práticas educativas e, se possível, que encaminhem relatos informais, contando sobre as atividades realizadas para o e-mail mcter.dnpm.gov.br .
Para acessar o blog da associação de amigos do Museu de Ciências da Terra basta clicar no link:


Associação de Amigos do Museu da Terra

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PRÊMIO MÉRITO ESCOLAR

ALUNO DA ROSTHAM GANHA PRÊMIO MÉRITO ESCOLAR






No dia 30 de março, no Clube Monte Líbano, a Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretária de Ensino Helena Bomeny, entregou o Prêmio Mérito Escolar a alunos do 9 ano que se destacaram ao longo de 2011. Estes receberam um netbook por terem concluído o ensino fundamental, no ano passado, com notas entre 9 e 10 e conceito Muito Bom em todas as disciplinas. O prêmio tem por objetivo incentivar e reconhecer o esforço destes alunos.
 Apenas 21 alunos de toda a rede foram premiados. Na nossa Coordenadoria, 5 CRE, apenas 2 conquistaram o prêmio. A nossa escola teve a honra  de ser representada pelo aluno Nathan Gil Larcher!

Parabéns, Nathan! Que o esforço e a dedicação de sempre continue rendendo bons frutos!





PÁSCOA

Uma feliz Páscoa a todos!
Alunas da  tia Martha (Educação Infantil)

Você sabia que a Páscoa é comemorada de maneiras diferentes ao redor do mundo?
Clique no link abaixo para saber um pouco mais sobre o assunto.



terça-feira, 3 de abril de 2012

PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

FIQUEM ATENTOS!

No dia 04 de abril, a escola contará com a presença de profissionais da área de saúde do Pam de Cavalcanti para dar uma palestra sobre GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.


Tire suas dúvidas e aproveite para se informar também sobre programas e serviços oferecidos pelo posto à comunidade!