terça-feira, 8 de maio de 2012

PREPARATIVOS PARA O DIA DAS MÃES

O DIA DA MAMÃE ESTÁ CHEGANDO


A tia Rosana e sua turminha já estão se preparando para o dia das mães! Os alunos confeccionaram um lindo porta-retratos onde colocarão suas fotos. E eles capricharam, hein!




Parabéns tia Rosana, alunos e mamães!

CAPOEIRA NO AUDITÓRIO?

CAPOEIRA COM O MESTRE CARLINHOS


O auditório da Rostham é hiper versátil ! O ambiente amplo, agradável e acolhedor vem sendo palco de várias atividades na escola. Neste espaço, disputado todos os dias pelos educadores, além das apresentações do cineclube, palestras, aulas de dança, música, entre outras atividades, acontecem também as aulas de capoeira com o Mestre Carlinhos.




O professor mantém suas turmas lotadas de alunos interessados nesta arte que é uma mistura de dança, luta e esporte. Embalados pelo ritmo desta contagiante expressão cultural, aos poucos os alunos vão sendo inseridos num novo mundo de conhecimentos.




A capoeira foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, tendo alguma influência indígena. Para os escravos, representava muito mais do que uma técnica de combate, representava uma esperança de liberdade e sobrevivência num ambiente hostil.
A palavra "capoeira" vem do tupi-guarani, que significa "o que foi mata" e faz referência às matas rasteiras do interior do Brasil. Acredita-se que muitos escravos capoeiristas fugitivos escondiam-se dos capitães-do-mato netas vegetações.
Você sabia disso? Pois é, tudo a ver com o PPP de nossa escola, não é?

DIA DE ÍNDIO É TODO DIA


MUSEU DO ÍNDIO NA ESCOLA

A gente sabe que dia de índio é todo dia, por isso nossa escola está desenvolvendo, durante todo o primeiro semestre de 2012, atividades diversificadas sobre o tema: contação de histórias e lendas indígenas,  exibição de filmes, brincadeiras, danças etc.
Mas entre os dias 09 e 19 de abril tivemos uma atração especial graças à parceria do Bairro Educador com o Museu do Índio. Assim, uma linda coleção de peças das mais variadas etnias indígenas de diversos lugares do mundo ficou exposta na Sala de Leitura da Rostham. 



Os alunos puderam conhecer coleções etnográficas de objetos utilitários e adornos em plumaria, madeira, cestaria e cerâmica, além de uma maleta com oito jogos e brinquedos de diferentes povos indígenas.
O contato direto com o material proporcionou momentos bastante divertidos nos quais alunos, de diferentes faixas etárias, puderam aprender um pouco mais sobre o modo de vida destes povos.



O destaque da exposição, sem dúvida nenhuma, foi a maleta de brinquedos, composta de jogos de tabuleiro de couro com peças de madeira e materiais da natureza, zunidores, piões e jogos que testam   agilidade,  paciência, atenção e  memória.


A identificação dos alunos com todo esse material, feito, em sua maioria, de maneira bem simples e criativa, e com elementos oriundos da própria natureza, foi imediata.


Conclusão da história toda: CRIANÇA É CRIANÇA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO E BRINCADEIRA É SEMPRE APRENDIZAGEM!