quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS

MUITA DIVERSÃO E BRINCADEIRA

No dia 31 de outubro, foi comemorado o dia das crianças na escola Rostham.
Apesar do calor, nossas crianças se divertiram como nunca. 


 Teve touro mecânico, escorrega, piscina de bolinhas, castelinho pula-pula, casinha de boneca, cama-elástica, muita música e um lanche "pra" lá de especial.


A equipe trabalhou duro para garantir o sorriso da criançada e valeu a pena!

  

HALLOWEEN


AS BRUXAS SOLTAS



No dia 29 de outubro, nossa escola soltou as bruxas com histórias de assustar e brincadeiras para não passar em branco o dia do Halloween que é, tradicionalmente, comemorado no dia 31 de outubro. 




HALLOWEEN OU SACI PERERÊ?

Pouca gente sabe que em 2003 foi elaborado um projeto de lei federal (2.479/03) que buscou resgatar figuras do folclore brasileiro como um protesto à crescente difusão da festa do dia das bruxas em nosso país. A proposta era de que na mesma data do Halloween se comemorasse o Dia do Saci, valorizando o que é nosso. No Estado de São Paulo, a data foi oficializada em 2004.
A pergunta é: "Qual o problema de comemorarmos o dia do Halloween no Brasil?". Será que conhecer um mito tradicional estrangeiro e adaptá-lo às nossas tradições é tão ruim assim? 
Se o povo se esqueceu do Saci Pererê, certamente não foi culpa das bruxas, mas culpa de uma cultura pouco habituada a cultivar sua própria história. Daqui a algumas décadas, quem sabe as bruxas também já não terão sido queimadas aqui, dando lugar a outros mitos? 
Não se pode dizer "Não" ao novo, à evolução, ao movimento, à globalização... Precisamos é aprender a não esquecer, caso contrário, não sobrarão bruxas, nem sacis "pra" contar a nossa história...


  


CENTRO DE ESTUDOS NO DIA 24 DE OUTUBRO

CENTRO DE ESTUDOS

No dia 24 de outubro, todos os funcionários da escola, de manhã e à tarde, reuniram-se para um Centro de Estudos diferente. 
Duas dinâmicas foram realizadas: a primeira coordenada pela professora de sala de leitura - Priscila Lacerda e a segunda pelo diretor da escola - Gerson Costa.
O objetivo das dinâmicas foi resgatar a memória de infância para se repensar a relação aluno/profissional da educação.
A brincadeira rendeu risos e lágrimas, afinal de contas, "nossa criança" ainda mora em nós.





MARATONA DE HISTÓRIAS 2012 NA CRE

ENCERRAMENTO DA MARATONA

O encerramento da Maratona aconteceu no dia 26 de outubro, no auditório da 5 CRE. 
O evento contou com a participação do editor José Luiz Prado, palestrando sobre a autora Sylvia Orthof.


No intervalo para o "lanche literário", houve troca-troca de livros. Em seguida, rolou contação de histórias e depoimentos sobre as ações da Maratona de Histórias desenvolvidas nas escolas.
Para finalizar o encontro, a EM Rosa Bettiato apresentou um aluno que declamou poesias de sua autoria.

MARATONA DE HISTÓRIAS NO DIA 25

TERCEIRO DIA DA MARATONA

O tio Zé Luiz continuou, no terceiro dia, com a atividade de produção textual, mas desta vez com as turmas 1501 e 1502.



No parquinho, a Maratona ficou por conta da tia Rosana que fez um belo piquenique literário ao ar livre com sua turminha. Pura diversão!












MARATONA DE HISTÓRIAS NO DIA 23

O SEGUNDO DIA DA MARATONA

A Maratona continuou, no segundo dia, com uma atividade criativa de produção textual com as turmas 1401 e 8401, na sala de Leitura, sob a supervisão do Tio Zé Luiz.


TURMA 1401

TURMA 8401

MARATONA DE HISTÓRIAS NO DIA 22

O PRIMEIRO DIA DA MARATONA DE HISTÓRIAS

A Maratona de Histórias teve início no dia 22 de outubro. Neste primeiro dia, a Sala de Leitura contou com o apoio de seus monitores para preparar muita diversão para toda a escola, através de teatrinho, contação de histórias e até um espaço super especial de leitura no meio do pátio, para que alunos de todas as turmas pudessem ler na hora do intervalo.






APRENDENDO AS CORES PRIMÁRIAS COM GELATINA

QUE DELÍCIA DE AULA!

Depois do bolo, foi a vez da gelatina. Nesta aula deliciosa, com gosto de gelatina, a professora Rosana ensinou a seus alunos as cores primárias. 
Dá "pra" ver a atenção redobrada dos pimpolhos...





APRESENTAÇÃO DE DANÇA DA TURMA 1401

1401 MAIS UMA VEZ EM DESTAQUE!

Após a participação da turma 1401, no teatro da FAETEC de Quintino, na Mostra de Dança 2012, em que  o grupo homenageou o compositor Mário Lago, a turma fez também uma apresentação, na escola, para pais e alunos poderem prestigiar o trabalho.
Fica aqui o registro da apresentação.




ROSTHAM NO FESTIVAL DO RIO

FESTIVAL DO RIO

A turma 1701 participou, no dia 02 de outubro, da Mostra Geração de Cinema, realizada no SESC Rio I, em Botafogo. Acompanhados pelas professoras Elaine e Priscila, de Educação Física e de Sala de Leitura, respectivamente, assistiram ao curta "Meu amigo, meu avô.", dirigido por Renan Montenegro e ao longa "O goleiro de Liverpool", dirigido por Arild Andresen.


CENA DO FILME "MEU AVÔ, MEU AMIGO"

CENA DO FILME "O GOLEIRO DE LIVERPOOL"

EXPERIÊNCIA DO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

TURMA 1202 E SUAS BEXIGAS DE AR

No primeiro dia do mês, a professora Martha levou sua turma de 2 ano para a quadra da escola e colocou em prática uma divertida experiência com bexigas cheias de ar, do projeto "Cientistas do Amanhã". A atividade encerrou o tema estudado em classe: "As funções do ar". 




ALUNOS DO ENSINA CONHECENDO A ALMA DAS RUAS DO RIO

EXPOSIÇÃO "ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE"




No dia 27 de setembro, os alunos do Ensina visitaram a exposição "Até que a morte nos separe", dos artistas contemporâneos Maurício Dias e Walter Riedweg, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, na rua Luís de Camões, 68, próximo à Praça Tiradentes.



 A mostra, que contou com nove instalações em vídeo, fotografias, desenhos, música etc., buscou retratar a realidade das ruas do Rio e a relação das pessoas com este espaço através de cheiros, objetos e imagens.